Piquenique Literário ocupa as ruas de Itu durante o mês de férias

2016-cartaz-PIQUENIQUE-Itu-revisa4

Realizado em todo o mês de férias, Piquenique Literário presenteia a cidade com mediações de leitura, saraus e a sabedoria de como ocupar o espaço público para ações transformadoras

 

Ao longo do mês de julho, Itu recebe quatro edições do evento gratuito Piquenique Literário do “Ler é Uma Viagem”, que brinda toda a cidade com atividades criadas para envolver a população e levar aos espaços públicos a prática leitora, convidando pessoas de todas as idades para uma convivência prazerosa com os livros e a natureza. As edições do evento ocorrem nos dias 9, 16, 23 e 31 de julho. Os dois primeiros dias do evento fazem parte da programação do 23º Festival de Artes de Itu, e ocorrem na Praça da Matriz, dia 9, e no Parque Ecológico Chico Mendes, dia 16, na Cidade Nova. Nos dias 23 e 31, tem início o 1ª Leitura nas Férias e acontecerão na Praça do Quartel e no Parque Ecológico Taboão, no Novo Centro, respectivamente.

 

Segundo o escritor peruano Mario Vargas Llosa, “um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias”. Desta forma, o Piquenique Literário atua como instrumento importante para o desenvolvimento da cidade. “A rua tem um cunho político e cultural, pois ela é esse lugar do encontro, que permite diversas linguagens e expressões para mediar a leitura”, explica Élida Marques, coordenadora do projeto, que destaca a importância da cidade de Itu para o Piquenique Literário e todos os projetos do Programa “Ler é uma Viagem”. Com mais de 600 apresentações em inúmeras cidades do Brasil, e tendo sensibilizado mais de 35 mil pessoas ao prazer que a leitura proporciona, o projeto cultural tem sede no município, que pela primeira vez terá uma sequência de quatro eventos em um único mês. “Por ser a casa do Ler é uma Viagem, a cidade de Itu merece todas estas edições. Considerada a Boca do Sertão e de importância histórica inigualável, a cidade pode plantar muitas sementes para virar a chave da democracia, proporcionando uma nova forma de ocupar as ruas e dar espaço à diversidade”, explica Élida. Voltado também à valorização da mulher na sociedade, o evento destacará textos de autoras, enaltecendo as escritoras clássicas e contemporâneas presentes na nossa literatura.

 

Quatro dias de atividades para todos

Acessível e inclusivo, com livros em braile e intérprete de LIBRAS, o Piquenique Literário valoriza o ambiente ao ar livre. “O espaço aberto de parques e praças sempre aumenta a criatividade e expande horizontes para a leitura, que também vai além das páginas dos livros”, destaca Élida. O evento é simbolizado pela árvore de livros, em que são penduradas algumas obras nos galhos: os livros são, afinal, verdadeiros frutos a serem colhidos.

 

Além disso, o Piquenique Literário conta com mediadores de leitura que promovem uma nova abordagem sobre a prática leitora, com o papel de favorecer o encontro das pessoas com os livros, através de leitura em voz alta, leitura silenciosa, ao pé do ouvido, performances teatrais, entre outras atividades. Sarau, músicas e varal de poesias completam a gama de atividades culturais do projeto. “Também haverá o já tradicional espaço para troca de livros, por isso convidamos a todos para trazerem publicações de casa para trocarem por novas oportunidades de leitura”, destaca a coordenadora do projeto.

 

Parceiros que se preocupam com o futuro

Ao longo de sua história e seus projetos, o Programa “Ler é uma Viagem” tem parceiros e apoiadores que se preocupam em construir um futuro melhor. Aprovado na Lei Rouanet e patrocinado pela CBMM, que patrocina o evento desde seu início, há 13 anos, nesta edição o Piquenique Literário é realizado com apoio cultural da Prefeitura da Estância Turística de Itu, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal da Cultura. A inserção do Piquenique Literário no  23º Festival de Artes de Itu coloca o evento em destaque na agenda cultural da cidade.

 

O  Museu Republicano “Convenção de Itu”, do Museu Paulista/USP, também é parceiro do evento, pois é lá que o Grupo Reinações desenvolve o Projeto NA BOCA DO SERTÃO, onde as artesãs estão fazendo uma releitura dos azulejos através do bordado.

 

O “Piquenique Literário” proporciona a acessibilidade universal e conta com a presença de intérprete de LIBRAS, livros em braile e fácil acesso para pessoas com dificuldade de locomoção. Além disso, tem como diferencial a preocupação com o meio ambiente e conta com a consultoria da Cinema Verde,  colaborando para que haja uma integração adequada com o ambiente ocupado e fazendo um evento com 0% de emissão de CO2. “Queremos inspirar o público atendido à prática de ações para diminuir o impacto ambiental no seu cotidiano”, conta Élida.

 

SERVIÇO:

Piquenique Literário do “Ler é uma viagem”

 

Local: Praça Padre Miguel (Praça da Matriz)

Data: 9 de julho de 2016

Hora: das 11h às 14h

 

Local: Parque Ecológico Chico Mendes (Cidade Nova)

Data: 16 de julho de 2016

Hora: das 14h às 17h

 

Local: Praça Duque de Caxias (Praça do Quartel)

Data: 23 de julho de 2016

Hora: das 14h às 17h

 

Local: Parque Ecológico Taboão (Itu Novo Centro)

Data: 31 de julho de 2016

Hora: das 9h às 12h

 

Entrada: gratuita

Site: www.lereumaviagem.com.br

 

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *