Ler inaugura SALA DE LEITURAS em Itu/SP

Em Julho de 2017, Élida Marques e Nando Bolognesi inauguram a SALA DE LEITURAS DO LER É UMA VIAGEM, dentro da antiga Fábrica São Pedro, em Itu/SP.

A Sala de Leituras é como uma Biblioteca Viva, um espaço para convivência entre leituras diversas, para diálogos temáticos, conversas com autoras, autores, saraus, rodas de bordados e histórias; um lugar para tecer; para fazer leituras mais aprofundadas, de forma coletiva; para escutar a leitura de outra pessoa; para tramar com outras expressões artísticas para mostrar a sua leitura de mundo, de literatura, de empoderamento, poesia, música, som e silêncio.

COMO TUDO COMEÇOU

Desde 2009, quando trocaram a capital pelo interior, Élida e Nando  procuram um espaço cultural para realizarem seus projetos, interagirem com artistas, educadoras, artesãs e receberem público variado. Um espaço que dialogue com as pesquisas artísticas e culturais dos projetos que desenvolvem.  Em 2014, conheceram a Fábrica São Pedro, e desde então, estão empreendendo parcerias para viabilizarem um novo espaço cultural na cidade de Itu, com enorme potencial para integrar diversas áreas como cultura, educação, turismo, meio ambiente, desenvolvimento social, saúde e empreendedorismo.

OS SARAUS “TECENDO ARTE”

Este ano, 2017, em parceria com o proprietário da antiga Fábrica São Pedro, Fábio Carrara, Élida Marques vem realizando o Sarau Tecendo Arte, integrando diversas artistas, artesãs, cozinheiras, educadoras, mães, crianças, jovens, adultas e idosas. Em cada Sarau, busca-se um tema como inspiração: o primeiro em Fevereiro, foi um resgate da própria história da Fábrica e a estreia do Show Três Apitos, especialmente criado em homenagem às mulheres, com repertório de Clara Nunes, que foi tecelã e trabalhou numa fábrica de tecidos. Em Março, a convite e em parceria com o Departamento Educativo do Museu Republicano “Convenção de Itu”, do Museu Paulista/USP, a UNEI – União dos Negros Ituanos e diversas artistas, realizamos em Março de 2017, um Sarau Feminista, com rodas de conversas, exposição de artes visuais e música.

E, agora, no dia 15 de Julho de 2017, será realizado o 3º Sarau Tecendo Arte, contribuindo com a programação do 24º Festival de Artes de Itu. Com foco em artesanato e poesia, neste Sarau teremos troca de livros, feira de artesanato, gastronomia saudável, atividades culturais em roda: dança, histórias, samba e poesia.

PROGRAMAÇÃO DE INAUGURAÇÃO DA SALA DE LEITURAS

Neste mês de Julho, teremos uma programação especial com pessoas que já estão engajadas com as aventuras do LER É UMA VIAGEM, há muito tempo. Todas, pessoas parceiras e que apostam que este espaço cultural será plural, inclusivo, democrático e artístico, entre outros talentos que descobriremos juntas. E que, movimentará a cena cultural, educacional e turística da cidade de Itu/SP.

Como um primeiro movimento entre artistas e plateias, e também porque estaremos contribuindo com dois festivais  (o Festival de Artes de Itu e o Festival Lado B) a entrada será franca. Mas, para formar  público, fomentar artistas e manter o espaço, sempre passaremos o chapéu ao final das atividades e apresentações. Entrada Franca e Saída Sincera!!!

ABERTURA COM Guimarães Rosa

DIA 09 DE JULHO DE 2017 – Concerto de Leitura O PRIMEIRO ENCONTRO, com Élida Marques e Eduardo Contrera, lendo trechos do romance Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.

Com a inauguração da Sala no dia 09 de Julho de 2017, teremos uma programação extensa durante o mês de férias, com a equipe do LER É UMA VIAGEM e muitas pessoas convidadas. Curta a nossa página no Facebook, para acompanhar as atividades; visite nosso site para saber de outros projetos que desenvolvemos e cadastre-se para receber nossa programação.

De 09 a 31 de Julho de 2017. Veja toda a programação em AGENDA

SALA DE LEITURAS DO LER É UMA VIAGEM 

Rua Bartolomeu Tadei, 09 (Fábrica São Pedro)

Vila São Francisco

Itu/SP

Comments:0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *