Somos Leitura!

LER É UMA VIAGEM é um programa de incentivo à leitura que, desde 2003, realiza sessões de leitura com música ao vivo, eventos e oficinas para formar mediadores de leitura e estimular o prazer da descoberta do texto entre crianças, jovens e adultos.

Através de projetos temáticos incentivados (Hans Christian Andersen; Guimarães Rosa; e Monteiro Lobato) realiza sessões de leitura em escolas e bibliotecas públicas para estudantes, professores e familiares.

O programa apresenta-se em diversos formatos, mas foi criado a partir do conceito intimista de uma sessão de leitura para 60 pessoas. Conduzidos por uma leitora pública, os participantes são convidados a "viajar" pelos caminhos fantásticos da literatura, acompanhados pela sutileza da música executada ao vivo por músicos convidados.

Com a mudança de seus criadores – Élida Marques e Luiz Fernando Bolognesi – da cidade de São Paulo para Itu, em 2009, o programa ganhou novos parceiros e ampliou sua pesquisa literária e suas práticas leitoras. Através de projetos incentivados, parcerias com artistas, educadoras, coletivos e trabalhadores da cultura, a dupla de empreendedores conseguiu montar uma equipe de produção e um grupo de leitura pública para atuar em escolas, bibliotecas, praças e espaços culturais. Em 2017, o casal foi eleito para integrar o conselho Municipal de Políticas Culturais, nos segmentos de Artesanato e Inclusão Social, respectivamente.


Com quinze anos de existência, o programa LER É UMA VIAGEM já realizou mais de 700 apresentações, para um público de mais de 40 mil pessoas em escolas, bibliotecas e espaços culturais de sete estados brasileiros (SP, PR, MG, MS, GO, RJ e ES).

 

Nossa história

Updated on 2017-06-11T17:03:24+00:00, by cdiego.